quinta-feira, 3 de julho de 2008

A SEMANA FUTEBOLÍSTICA

O último final de semana não foi dos melhores para os times paulistas no Campeonato Brasileiro. Apenas o Palmeiras conseguiu vencer. Mas os clubes de São Paulo, exceto o Santos, permanecem em boas colocações na competição.

O São Paulo, após um confronto equilibrado com o Cruzeiro, no Mineirão (empate por 1 a 1), prepara-se para receber o Ipatinga, no Morumbi, nesse domingo. O Tricolor está em sétimo lugar, com 13 pontos, e precisa vencer o clube mineiro na próxima rodada, além de torcer por tropeços de Palmeiras, Vitória e Náutico, para entrar no G-4, grupo dos clubes que garantem vaga para a Taça Libertadores da América. O treinador Muricy descartou qualquer favoritismo para a partida: "Temos que respeitar o outro lado. São profissionais, vão treinar a semana toda para chegar no domingo e fazer um grande jogo. Eu não aceito favoritismo", disse o treinador. O clima entre o volante Richarlyson e a torcida são-paulina não é dos melhores. O jogador vem sendo criticado pelos torcedores e não demonstra estar preocupado com isso: "O meu objetivo é agradar primeiro o presidente, que é quem me paga, depois o professor Muricy, que é quem me escala, depois meus companheiros de equipe e por último a torcida", afirmou o jogador.

No Palmeiras, após a vitória sobre o Náutico, por 2 a 0, no último final de semana, em casa, o desfalque para enfrentar o Atlético-MG é o chileno Valdívia. Ele está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o alvinegro mineiro. Léo Lima deve ser o substituto. Outros desfalques do Verdão serão o zagueiro Gustavo (machucado) o lateral-esquerdo Leandro (que ainda não renovou contrato) e o atacante Kléber (suspenso). Maurício, Jéferson e Denílson serão os substitutos, respectivamente. O alviverde ocupa a quarta colocação, com 16 pontos. O goleiro reserva Diego Cavalieri não viajou com o elenco para Atibaia, onde o time vai se concentrar. Valencia, da Espanha, Milan, Fiorentina, Palermo e Lazio, da Itália, além do Liverpool, da Inglaterra, estariam interessados no jogador, que aguarda o fax de um desses clubes até sexta-feira para confirmar sua transferência.

Santos e Portuguesa fizeram o clássico paulista da última rodada. A partida, realizada no Canindé, terminou empatada em 0 a 0. O resultado não mudou muita coisa na situação dos times na classificação do campeonato. O Peixe foi para seis pontos e ainda permanece na zona de rebaixamento, em 17º lugar. Já a Lusa tem 12 pontos e ocupa a 12ª colocação. No time da baixada santista, os jogadores prometeram ao técnico Cuca que vão evitar sair à noite, na cidade, para curtir baladas ou festas, após o treinador ter liberado os atletas de concentração, que seria realizada a partir da última terça-feira. O Santos procura a primeira vitória sobre o comando do novo treinador, frente ao Atlético-PR, no sábado. E na Portuguesa, o treinador Wágner Benazzi ainda reclama da arbitragem de Carlos Eugênio Simon, no clássico, que segundo ele, teria anulado um gol legitmo de Washington, aos 40 minutos do segundo tempo. O atacante Christian deixou o clube e foi para o Pachuca, do México.
Líder do Campeonato Brasileiro da Série B, o Corinthians está em Itu, treinando para enfrentar o São Caetano. A partida será realizada no próximo sábado, no Pacaembú. E o duelo promete um confronto especial. O atacante Finazzi, que saiu recentemente do alvinegro e foi para o Azulão na semana passada, criticou o atual treinador do Timão, Mano Menezes. Finazzi disse que ficou sabendo, por outras pessoas, que o técnico tinha contato com empresários de jogadores e por isso, escalava esses atletas para as partidas. O treinadou retrucou, dizendo que o centroavante teve seis meses para falar o que quisesse com ele, frente a frente, mas nunca o fez, e só agora depois de deixar o clube deu essas declarações. Polêmicas à parte, o Corinthians espera voltar a vencer, após ter dois empates consecutivos na competição. A dúvida na equipe é sobre quem será o titular da camisa 1. Mano Menezes ainda não definiu se permanece com o goleiro Júlio César ou escala Felipe.
Na última rodada da competição, o Santo André venceu o CRB, em casa, por 3 a 1. Pará, o experiente Marcelinho Carioca, de pênalti, e Jéferson fizeram os gols do Ramalhão, que agora ocupa a sétima colocação. A Ponte Preta foi derrotada pelo Brasiliense por 2 a 0, em Taguatinga, no Distrito Federal, e está em 12º lugar, com 10 pontos.
O Bragantino enfrenta o Grêmio Barueri, fora de casa, no sábado, sem quatro jogadores titulares. Da Silva, Kadú, Moradei e Nego desfalcam o time comandado pelo treinador Marcelo Veiga. No Barueri, a novidade é a marca do goleiro Renê, que vai completar 30 jogos consecutivos pelo time, algo pouco comum nos dias atuais. O clube anuncou a contratação do atacante Val Baiano, que estava no futebol árabe.
O Marília, que está na zona de rebaixamento, com nove pontos, em 19º lugar, emprestou o meia Romeu, para o América-RN e deve fazer o mesmo com o lateral-esquerdo Vandinho, já que o clube potguar é comandado por Ruy Scarpino, ex-treinador do time paulista, que pretende contar com os dois jogadores. O time paulista recebe o Gama, no sábado, no Estádio Bento de Abreu.

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Em uma final emocionante, disputada no Maracanã, com um público de quase 90 mil pessoas, o Fluminense venceu a LDU, do Equador, por 3 a 1, no tempo normal. Porém, o clube carioca não ficou com o título. Na primeira partida, em Quito, o Tricolor das Laranjeiras foi derrotado por 4 a 2 e por ter vencido em casa pela mesma diferença de gols, levou a decisão para os pênaltis.Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro Cevallos, do time equatoriano. Ele defendeu as cobranças de Conca, Thiago neves (autor dos três gols do Fluminense no tempo normal) e Washington, enquanto Fernando Henrique, do Fluminense, impediu apenas um gol. A LDU derrotou o adversário por 3 a 1 e ficou com o título. Foi a primeira vez que o clube do Equador conquistou o torneio mais importante da América do Sul. Em dezembro, o time vai disputar o Mundial de Clubes, no Japão ao lado do Manchester United, da Inglaterra, campeão da Europa, Pachuca, do México, vencedor da Concacaf, e o Waitakere United, da Nova Zelândia, que ficou com o título da Oceania.

Nenhum comentário: